terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Grou mais de perto

Hoje, dia 23 de Fevereiro de 2010, de manhã, e de regresso de Moura, pela tarde vimos os grous, perto da estrada. Eram grandes e lindos!!! Depressa levantaram voo...Fica aqui mais um registo. Tenho de aproveitar, pois, aproxima-se o seu regresso a outras paragens.



domingo, 7 de fevereiro de 2010

O "Olharão"

E, como não podia deixar de ser, antes de visitar o "Olharão" eu e o Monge fomos aos espargos. Do cimo da serra a paisagem é tão magnífica, que não resisti à tentação de fazer uma panorâmica de Ficalho.

"Já rebentou o Olharão", é uma expressão muito utilizada pela população de Ficalho para se referir a uma nascente,a escassos metros da Serra de Ficalho, que em anos de muita chuva, como o actual, brota água muito límpida. Em anos pouco chuvosos esta nascente está seca.
Deixo aqui as provas para se deliciarem...


terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O Grou-comum (Grus grus)

Hoje ,quando regressava a casa do trabalho deparei com estas magníficas aves. Depressa levantaram voo e tive, então, a oportunidade de as fotografar em pleno voo.
Quando me deslocava a caminho da escola, reparámos, eu e o meu marido, que havia um grande número de aves que pareciam garças. Depressa nos apercebemos que não eram garças, mas sim grous. Como podemos observar nas fotos, erm aproximadamente 50 grous, espalhados pelo azinhal.
No Inverno, no entanto, cerca de 45.000 aves migram para a Península Ibérica e, destas, um número que varia entre os 2.000 e 3.000 permanece em Portugal durante o Outono e Inverno.
Saiba mais sobre o grou no site:
http://www.parquenoudar.com/pt/modules/smartsection/item.php?itemid=77